30 maio, 2006

Que isso Sr. Guiraldhelli!

Deixemos de lado, na matéria do Ghiraldelli, os pontos "filosofia para crianças" (que para ele nem é "com crianças", mas isto é assunto adiado, e o "filosofia clínica". Quando à exposição dele sobre o "ensino de filosofia", de fato não entendi a descompostura e tresloucamento em cima de uma atividade que não se pretende querer saber, hoje, tão-somente quais são os caminhos para se ensinar filosofia. Quero crer, que muitas pessoas que estão pesquisando sério a grande problemática "ensino de filosofia", estão abertas e absolutamente conectadas a todo um mundo de fatores que envolvem não só a filosofia, mas todos os agentes: alunos, professores. supervisores/coordenadores, diretores, os três poderes, pais,empresários, mercado de trabalho, universidade, pesquisa científica, cultural e artística.A razão da presença da filosofia na escola todos sabem que é profícua, mas poucos sabem de fato o quanto ela é capaz de fazer render socialmente. Pouquíssimos sabem dos resultados otimistas que podem ser alcançados. Raros acreditam nisso.Eis o grande motivo por que é preciso pensar "como vamos trabalhar com a filosofia".Tirá-la dos mantos sagrados e fazê-la circular [de novo] pelas ruas e mercados, livremente. Plantando coisas importantes em cada habitante dessa pólis megacosmolita dos nossos dias.Vamos nos reencontrar todos através de uma escola melhor, de uma sociedade melhor, de uma filosofia cada vez melhor.Lamento pela opinião nefasta do Sr. Ghiraldelli.Eles não faz mais parte da geração que irá mudar os grandes setores das relações afetivas e de conhecimento dos seres humanos.

o problema da criação e do consenso

Quero deixar em declarado a minha solidariedade ao prezado Andrei que se inspirou, criou, decidiu e alimentou a gênese deste blog; que não teve apoio sequer meu para esse ato de elogiável empreendedorismo. Esperamos, Andrei, futuramente, render a tua memória todos os louvores que lhe cabem. Um abraço, do teu novo convidado.

22 maio, 2006

Paulo Ghiraldelli

Leiam isso que ele publicou no blog próprio blog.
acessem pelo link:
http://ghiraldelli.blogspot.com/2006/04/cancros-prximos-da-filosofia.html

Eu achei estúpido (quanto ao tema 'ensino de filosofia').

A escolha do nome do blog

Foi interessante notar que a discussão à respeito do nome do blog não obteve consenso, então eu decidi criar um nome. Não sei se agradará a todos, mas eu pensei um pouco sobre a questão e resolvi chamá-lo de "Nous". Lembrei dessa palavra, pois ela para mim lembra Platão. O que tem a ver Platão com o nosso grupo? Posso postar algo mais tarde dizendo esse 'porquê', mas agora não quero adiantar um texto que nem saiu direito da minha cabeça. Apenas quero destacar que 'Nous' refere-se a designação que Platão dá da união do pensamento discursivo com o pensamento intuitivo. Ao perceber essa união, noto que nosso grupo tem um intuito parecido. Não quero me remeter no plano da pesquisa sobre o que realmente Platão quis dizer com pensamento discursivo ou intuitivo. Para mim, o mais interessante é abrir uma discussão sobre o nosso discurso cultural unido com nossa intuição pedagógica. Bom, agora abro uma discussão sobre essa possibilidade, ficando ao critério dos participantes desse blog a decisão sobre e relevância dessa discussão. Aquilo que eu penso sobre isso fica para uma outra hora, pois ainda penso sobre.