09 junho, 2006

Carta/Manifesto de Londrina em favor da Filosofia

Carta/Manifesto de Londrina em favor da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio


Os coordenadores, professores e estudantes dos cursos de Filosofia dos Estados do sul (e de outras regiões do Brasil), integrantes do Fórum Sul de Filosofia, reunidos na Universidade Estadual de Londrina nos dias 10, 11 e 12 de maio, durante o VI Simpósio Sul Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia, VIII Encontro de Cursos de Filosofia e I Congresso Internacional sobre Filosofia na Universidade, considerando a situação atual do Ensino de Filosofia e de Sociologia no Brasil, vêm manifestar publicamente:
1.
SEU APOIO ao parecer da Secretaria do Ensino Básico do Ministério da Educação (MEC-SEB) que estabelece diretrizes para as disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio e altera a resolução 03/98 da Câmara do Ensino Básico do Conselho Nacional de Educação (CNE-CEB). Essa resolução, no artigo 10º, parágrafo 2º, alínea B, põe os conhecimentos de Filosofia e de Sociologia no viés da interdisciplinaridade e da contextualização, ou seja, como temas transversais com outros conhecimentos, outras disciplinas. Ao determinar esta condição, deixa a Filosofia e a Sociologia, ao mesmo tempo, em todo e em nenhum lugar. Na verdade, é somente enquanto matérias de Ensino, enquanto disciplinas, que seus conhecimentos podem contribuir com a interdisciplinaridade e a contextualização. Em termos bem claros, a eliminação da disciplina enquanto tal impede a própria interdisciplinaridade. É por meio da disciplina que se pode estabelecer a interdisciplinaridade. Mais ainda: a reinclusão da Filosofia e da Sociologia como disciplinas obrigatórias só será bem sucedida com professores que tenham sido plena e adequadamente formados para esta tarefa.
O Ministério da Educação vem trabalhando, desde 2003, na reformulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino médio para reafirmá-los e oferecê-los como orientação curricular para as disciplinas. Nos seus encontros regionais, onde se articula tal reformulação, vem sendo consensualmente dito e acentuado que só se pode discutir orientação curricular para o ensino da Filosofia e da Sociologia se ambas tiverem tratamento disciplinar, status de disciplinas.
Atualmente, sabe-se que metade dos Estados já reintroduziram a Filosofia e a Sociologia como disciplinas, seja como obrigatórias na base nacional comum ou como optativas na parte diversificada. Se esse retorno da Filosofia e da Sociologia pode ser visto como um bom exemplo da autonomia dos sistemas estaduais, muito melhor certamente seria, dada a quantidade de pessoas envolvidas, se eles tivessem uma base legal nacional para sustentar-se. Por outro lado, essa mesma base legal determinaria a discussão sobre a obrigatoriedade da Filosofia e da Sociologia nos Estados onde isso não ocorre.

2.
SEU APOIO ao Recurso (139/2004) do deputado Carlos Abicalil, propondo que o Projeto de Lei (1.641/03) do deputado Ribamar Alves -- que inclui a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do Ensino Médio -- seja discutido em plenário da Câmara dos Deputados. Para facilitar o diálogo e o entendimento com os professores das demais disciplinas, os participantes, professores e estudantes de filosofia, não fecham posição quanto ao número de aulas por série nem quanto à sua obrigatoriedade nas três séries, mas entendem que o mínimo para cada disciplina, Filosofia e Sociologia, seria de ao menos duas aulas semanais em pelo menos uma das séries do nível médio, cabendo à escola estabelecer, no conjunto dos demais conteúdos curriculares, a carga horária apropriada para estas disciplinas.

3.
SEU APOIO também ao Projeto de Lei (151/06) do deputado estadual Ângelo Vanhoni, que reintroduz a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nas escolas do Ensino Médio no Paraná e propõe que sua regulamentação seja discutida pelo Conselho Estadual de Educação. Em vista disto, solicita-se que o Conselho paute com urgência essa discussão.

4.
SEU APOIO às iniciativas do Departamento do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, que vem trabalhando com objetividade para a reintrodução da Filosofia e da Sociologia como disciplinas necessárias ao currículo do Ensino Médio.

5.
SUA DISPOSIÇÃO de colaborar, procurando até mesmo comprometer suas respectivas instituições de ensino na política nacional de formação de professores, a fim de capacitar continuadamente o trabalho docente.

6.
SUA CONDIÇÃO de signatários da Declaração de Paris para a Filosofia, aprovada durante as jornadas internacionais sobre Philosophie et Démocratie dans le Monde, organizadas pela Unesco, em fevereiro de 1995.

7.
Por fim, QUE ENTENDEM como direito de cidadania garantir aos estudantes o acesso aos textos dos filósofos e aos conhecimentos de filosofia.


Londrina, 12 de maio de 2006.
As entidades, coordenadores de curso e professores abaixo relacionados subscrevem esta carta:

Celso Cândido (UNISINOS), Adriana Mattar Maamari (UEL) e Joce Giotto (UNICS) – Equipe de coordenação do Fórum Sul de Filosofia e Ensino.
Walter Omar Kohan - Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Coordenador do Grupo de Trabalho “Filosofar e Ensinar a Filosofar” - Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).
Gonçalo Armijos Palácios (Professor Titular da Universidade Federal de Goiás) e Humberto Guido (Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia) – Representantes do Fórum Centro Oeste de Filosofia e Ensino.
João Carlos Salles Pires da Silva - Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF.

Rodrigo Pelloso Gelamo - Doutorando da pós graduação em Educação da Unesp de Marília.
Márcio Antônio Cardoso Lima - Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/Campus Universitário de Miracema.
Filipe Ceppas - Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UGF-RJ Professor de Prática de Ensino em Filosofia da PUC-RJ .
Rosi Giordano – Professora da Universidade Federal do Pará – Fórum Norte de Filosofia e Ensino.
Marcos von Zuben - Coordenador de graduação em Filosofia – IESCO.
Renato Nunes - Professor do Curso de Filosofia da UNISC e Sub-Chefe do Departamento de Ciências Humanas da UNISC Flavio Williges - Coordenador do Curso de Filosofia da UNISC.
Raquel Walloni Klaudat – Professora de Filosofia pela UFRGS.

Arnildo Pommer – Coordenador de Curso – Unijuí

Joana Tolentino Batista – Professora de Filosofia – RJ.

Lisete Rigoni - Licenciada em Filosofia – UFC - Integrante do Mathesis Laboratório Pedagógico de Filosofia – UFC.
Márcio Danelon - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia.
Cláudio Roberto Brocanelli - Mestre em Educação - Universidade Estadual Paulista - UNESP - Marília – SP - Doutorando em Educação - Universidade Estadual Paulista - UNESP - Marília – SP.

Liliana Oliveira – Professora e representante da FAPAS (Santa Maria).

Marta Vitória de Alencar - Escola de Aplicação/FE-USP.
José Fernandes Weber – Chefe de depto. Filosofia – Universidade Estadual de Londrina – PR.

Antonio Tadeu Campos de Bairros – Prof. de Filosofia UEL – Coordenador de Estágio.


Simone Freitas da Silva Gallina – Professora – FAPAS (Santa Maria).

Rita de Cassia Sant' Anna de Athayde Gonçalves - Professora do Curso de Filosofia do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/ Santa Maria.

Joce Giotto – Professora da UNICS – Palmas – Pr.

Márcia Cristina de Souza Pugas - Rio de Janeiro – Sociologia.

Maria Alice Coelho Ribas - Professora do Curso de Filosofia do Centro Universitário Franciscano- UNIFRA/Santa Maria.

Ricardo Antonio Rodrigues - Centro Universitário Franciscano - Santa Maria, RS.

Marisa Meller - Professora do Curso de Filosofia do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/ Santa Maria.

Humberto Guido - Diretor da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais da UFU.

Evandro Alberto Schuler – Professor/ Pesquisador de Filosofia.
Anita Helena Schlesener - Professora de Filosofia – UFPR - e Mestrado em Educação - UTP.
Eduardo Salles de Oliveira Barra - Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFPR.
José Veríssimo – Professor/ pesquisador de Filosofia.
Delvan – Professor/ pesquisador de Filosofia.
Daniel Monteiro da Silva - Pia Sociedade de S. Paulo.

Elisete M. Tomazetti – Professora - UFSM.

José Luiz de Souza Maranhão – Professor/ Pesquisador de Filosofia.

Remi Shorn – Prof. Unijuí - Doutorando PUCRS.

Rejane Giacomassi - Profª de Filosofia no Ensino Médio da Rede Estadual/Curitiba-Paraná - Profª de Iniciação à Filosofia no Ensino Fundamental(séries iniciais) da Rede Municipal de Educação de Curitiba/Pr.

Antonio dos Santos Neto - Decano Adjunto do CTCH – PUCPR - Diretor do Curso de Filosofia da PUCPR.

Vinicius Berlendis de Figueiredo - Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná - Bolsista Produtividade do CNPq
Editor da Revista de Filosofia "Dois Pontos" - Coordenador do Grupo "Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea" (UFPR/CNPq).

Geraldo Bladuino Horn – Professor UFPR - NESEF (Núcleo de Estudos Sobre Educação Filosófica).
Cecilia Maria Pinto Pires - membro do GT Ética e Cidadania da ANPOF - Professora Titular de Filosofia da UNISINOS.
Walace Soares de Oliveira – Professor de Filosofia - Faculdade Cristo Rei Cornélio Procópio.Maria Isabel Limongi - Professora de Dpto de Filosofia da UFPR; pesquisadora CNPQ.
Rogério Tolfo – Coordenação de curso, representando os professore de Filosofia da Unochapecó.

Castor M.M. Bartolomé Ruiz - Dr. Filosofia PPG-Filosofia Unisinos - Coordenador do GT-ANPOF Ética e Cidadania - Coordenador da Cátedra Unesco de Direitos Humanos, Unisinos.

Paulo Denisar Fraga - Depto. de Filosofia e Psicologia da Unijuí, RS.
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes - Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Eliane Caldas – Professora/ pesquisadora de Filosofia.

Eliana Gonçalves - Professora de Filosofia do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Paraná e integrante de uma equipe de gestores de trabalho do Plano Estadual de Educação, na SEED.

Ivone Fonseca Bengochea- Coordenação do PENSARE, Centro de Estudos de Filosofia, Cultura e Humanidades.
Darcísio Natal Muraro - Centro Brasileiro de Filosofia para CriançasCentro Paranaense de Filosofia - Fundação Sidónio Muralha.
Maria Amelia Sabbag Zainko - Doutora em Educação - Professora/pesquisadora sênior do PPGE/UFPR.

Sergio Sardi – Professor e representante da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH - e o Departamento de Filosofia da PUCRS.

Robespierre de Oliveira – Professor de Filosofia – Universidade Estadual de Maringá.
Edison Casagranda - Coordenador do Curso de Filosofia. Idalgo J. Sangalli - Coordenador do Curso de Filosofia - UCSUniversidade de Caxias do Sul. Luciano Marques de Jesus – Representante da FFCH e do Departamento de Filosofia da PUCRS.
Solange M. Norjosa Gonzaga – Profa. Titular do Depto. Filosofia e C.Sociais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Doutoranda em História da Filosofia Antiga - UNICAMP.

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