08 julho, 2006

Está aí o que "todo mundo queria"!

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5332&FlagNoticias=1&Itemid=5476



Filosofia e sociologia são disciplinas obrigatórias no ensino médio


O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu nesta sexta-feira, 7, por unanimidade, que as escolas de ensino médio devem oferecer as disciplinas de filosofia e sociologia. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado em 17 estados.
Segundo o relator da proposta, conselheiro César Callegari, a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem seu espírito crítico. “Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades”, declarou.
Na avaliação do titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Francisco das Chagas, a medida vai ampliar o número de vagas para profissionais de filosofia e sociologia. “A falta de professores em algumas situações também vai se adequar porque, com o ensino obrigatório das duas disciplinas, os cursos de graduação formarão mais profissionais para atuarem no setor”, disse.
A proposta de mudança foi feita pelo Ministério da Educação em 2005, mas como é do CNE a prerrogativa de definir as diretrizes curriculares nacionais, a deliberação foi feita pelos conselheiros. Agora, o parecer será homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo o documento aprovado, os estados terão um ano para incluir a filosofia e a sociologia na grade curricular do ensino médio.
Mudança – Para o professor de filosofia Aldo Santos, de São Paulo, a decisão vai promover uma mudança na estratégia educacional que desenvolve o pensamento, a reflexão e a ação dos estudantes. “Agora, o jovem vai entender o seu papel na história e saber que ele pode ser um agente transformador na sociedade”, analisou.
A inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio foi comemorada por cerca de 150 professores e estudantes, que compareceram ao auditório do CNE. Houve até champanhe após a aprovação do parecer pelos conselheiros.
Repórter: Flavia Nery

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

Andrei

Alguns acham que a escola deve ensinar apenas a "ler, escrever e contar". Para essas pessoas, a Sociologia e Filosofia seriam fonte de eruditismo e enciclopedismo inúteis. Mas o mesmo se daria com o cálculo integral, com a mecânica quântica, com a tabela periódica, com relação às bases nitrogenadas que compõem o DNA , com a palenteologia , com a composição geomorfológica das terras brasileiras e por ai vai. Talvez não entendam esses assuntos e não acreditam que outros consigam compreendê-los e utilizá-los. Não é o meu caso.

Um abraço

Marco Aurélio

Andrei disse...

Ainda bem que temos corriligionários adeptos a filosofia e a sociologia... se bem que temos outros que também defendem, mas são eles próprios que destróem, vide o caso dos professores que professam tais disciplinas sem ao menos ter uma formação minimamente sustentável que dê um caráter sério para ambas. Ainda estamos na praia, agora é só atravessar o oceano a nado, o percurso ainda é longo, pelo menos para aqueles que acham que as coisas, digo, o modo de pensar das pessoas mude em torno das ditas ciências humanas!